Elas é que sabem!

16-11-2017

Para muitas de nós uma ida ao shopping é mais um motivo de convívio e de colocar a conversa em dia com aquela amiga que já não vemos há algum tempo, ou com a irmã que adora sempre aquele programinha de compras.

Se para umas as compras são um excelente motivo de lazer, para outras, são um verdadeiro pesadelo. Centros comerciais lotados de pessoas, peças de roupa em todas as prateleiras com vários cortes, cores e texturas aliado ao budget disponível para gastar causam um nó na cabeça de muitas e ainda mais vontade de voltar para casa.

É nesta altura que se ouve "Vou recorrer a uma consultora de imagem" acompanhado de algumas observações como: "Mas porquê teres essa despesa se eu posso ir contigo?" "Porque não pedes ajuda a uma funcionária da loja?" "Compra o look que está na montra que já está tudo coordenado".

Tal como em qualquer outra área, um profissional de consultoria de imagem possui algumas técnicas e conhecimentos que outras pessoas não têm, fruto do seu know how e formação.

Costumo dizer que a consultoria de imagem implica muito mais do que estar na moda, vestir o outro de tendências e seguir para bingo.

Vestir alguém é sabermos despirmo-nos de nós! É conhecer o outro ao ponto de entrarmos "na sua personagem". Esquecermos o nosso gosto, a nossa personalidade, o nosso corpo e sermos aquela pessoa.

Quando vamos às compras com uma amiga ou familiar sem querer o outro está a aconselhar mediante a sua identidade, gosto e tipo de corpo mesmo que tudo se processe ao nível do inconsciente.

Quando se recorre a uma consultora de imagem, compete à profissional, numa primeira fase recorrer a uma sessão de coaching de imagem, fundamental para conhecer muito bem a sua cliente. O que ela gosta, com o que se identifica, quais os seus hábitos diários, como sonha sentir se, quais os seus constrangimentos. Tudo para que mesmo que seja necessário sair da zona de conforto na descoberta de um novo estilo, ela encontre a sua nova imagem de sorriso nos lábios.

A sessão da Ana é uma das que nunca vou esquecer. Por norma, todo o processo de consultoria de imagem particular desenvolve-se em torno de sessões individuais. 

A Ana decidiu fazer diferente. "Eu quero trazer duas amigas que falem de mim e que sejam muito sinceras na visão que têm de mim e de como os outros me vêem!". Confesso que inicialmente fiquei reticente. Porque haveria a Ana de trazer as amigas para falarem sobre ela e sem que fosse intencional acabassem por influenciar as decisões da Ana, se eu impulsiono sempre que as clientes sejam sempre elas mesmas?

A verdade é que estamos sempre a aprender. Fez de facto muito sentido!! A Ana falou dela, explicou a sua visão e o que pretendia passar com a sua nova imagem. As amigas, que acabei eu por ficar fã, foram o grande pilar, impulsionadoras que me fizeram ver a Ana numa visão fora da visão dela mesma. Muito sinceras, transparentes, genuínas e com uma cumplicidade enorme deram a conhecer traços da Ana fundamentais que ela própria não os tem conscientes.

Acabei por obter mais informação que me ajudou a fazer a triagem do que importa e colocar as mãos na massa!

Obrigada.